domingo, 8 de abril de 2012

AVIÃO CAI SOBRE A MULTIDÃO

Sukhoi Su-27 (foto e vídeo)

27 DE JULHO DE 2002.

Um avião militar de fabricação russa caiu em cima de espectadores, matando 85 pessoas na Ucrânia.

A aeronave, um caça-bombardeiro Sukhoi Su-27, executava acrobacias num festival aéreo na cidade de Lviv, quando por razões desconhecidas deu um rasante sobre a multidão que assistia ao espectáculo e caiu sobre mais de uma centena de espectadores. Os pilotos ainda conseguiram ejetar e se salvaram.

O espetáculo fazia parte das festividades do 60º aniversário da 14ª divisão da Força Aérea da Ucrânia.



Criado em plena Guerra Fria, no final da década de 1970, o Su-27 é um avião de interceptação e foi uma resposta russa ao caça americano F-15 Eagle, tido na época como imbatível.

Não é a primeira vez que um caça fabricado pela Sukhoi sofre um acidente em exibições aéreas. Em junho de 1999, um modelo Su-30 caiu durante uma apresenção na feira de Le Bourget, nos arredores de Paris. Os pilotos ejetaram e ninguém se feriu.

Com dois motores, entrou em operação em 1984. Tem 16 toneladas de peso e 25 toneladas com carga, possui uma velocidade máxima de 2.500 km/hora e um raio de ação de mais de 4 mil km.

O SU-27 é utilizado na Rússia, nas antigas repúblicas da União Soviética, China, Vietnã e vários países de África. Metade das exportações russas de aviões militares são feitas pela Sukhoi.

Nenhum comentário: