domingo, 21 de setembro de 2008

AYRTON SENNA





por: André Breve
Há 14 anos, morria Ayrton Senna, após sofrer acidente no Grande Prêmio de San Marino, em Imola. Tricampeão mundial de Fórmula 1 - venceu em 1988, 1990 e 1991 -, o brasileiro teve uma das mortes que mais comoveram o País.
Em 1º de maio de 1994, o então piloto da Williams perdeu a direção do carro e colidiu com o muro a 300km/h, na curva Tamburello. Ele liderava a prova, com Schumacher em segundo lugar. A luta dos médicos para mantê-lo vivo durou 17 minutos. Senna foi declarado morto às 18h40 local (13h40, de Brasília), no Hospital Maggiore, em Bolonha.
No Brasil, 250 mil pessoas acompanharam o enterro do ídolo no dia 5 de maio, no cemitério do Morumbi. Mais de cem mil pessoas passaram pelo velório, no salão nobre da Assembléia Legislativa de São Paulo. Seu caixão foi levado ao túmulo por 15 pilotos e ex-pilotos, entre eles Émerson, Wilson e Christian Fittipaldi, Rubens Barrichello, Alain Prost, Jackie Stewart e Gerhard Berger.
Tendo iniciado no esporte com um kart ganhado do pai, Senna viveu momentos épicos na principal categoria do automobilismo, destacando-se especialmente a rivalidade com Alain Prost, quando eram companheiros de McLaren.
"O kart me deu muitos momentos de prazer e excelentes recordações. Nunca uma pilotagem foi tão divertida e ali aprendi muita coisa. Muito do que aprendi na F-1 são provenientes do aprendizado nos karts", dizia o brasileiro.
Senna estreou na F-1 pela Toleman, depois passou por Lotus, McLaren e disputou três corridas pela Williams. Ao longo de dez temporadas, conquistou três campeonatos mundiais, 41 vitórias e 65 poles. Antes disso, porém, ele havia sido campeão da Fórmula Ford e Fórmula 3.


14 comentários:

MAGNO SOUZA PIRES disse...

DEUS LEVOU O AYRTON SENNA, DÓI EM MEU CORAÇÃO SABER QUE O Nº 1 FICOU DIANTE DE UM MURO, CREIO QUE ELE ESTÁ ENTRE AS NUVENS DO CÉU DIZENDO PARA DEUS SANTO, SANTO É O SENHOR DOS EXÉRCITOS! TODA HONRA, TODA GLÓRIA PERTENCE A TI JESUS, SOU TEU FILHO E VC É O MEU PAI. FICA SAUDADES DE UM HOMEM QUE IA PARA AS PISTAS AOS DOMINGOS PRATICAMENTE VENCER! NÃO PRECISA DE NÓS ORARMOS POR ELE, POIS DEUS JÁ ESTÁ COM ELE. (ESTOU EMOCIONADO.

MAGNO SOUZA PIRES disse...

HEROI NUNCA PERDE BATALHA, SEMPRE ESTÁ VENCENDO MESMO QUANDO A MORTE VEM NÃO CONSEGUE MATAR O VERDADEIRO CAMPEÃO MUNDIAL, MESMO QUE VENHA GRANDE TEMPORAL DE DIFICULDADE, PORÉM JÁ SE PASSOU 14 ANOS DA MORTE DE UM VENCEDOR MAIS A MORTE O PEGOU, PORÉM ELE NÃO ESTÁ MORTO! POIS DEUS ESTÁ COM ELE, E A PALAVRA DE DEUS DIZ: QUEM CRER EM MIM AINDA QUE ESTEJA MORTO VIVERÁ! E AYRTON SENNA ACREDITAVA EM DEUS E ACREDITA, PROVA QUAL ELE ESTÁ COM O MESTRE JESUS. QUEM SABE CRISTO ESTÁ ENSINANDO UMA PRÁTICA NOVA CORRIDA, CORRIDA ESSA QUE É PARA OS BRAÇOS DO PAI JESUS.

Anônimo disse...

ola eu estava observan algumas fotos e comentarios sobre a morte de senna e acabei descobrindo esse blog , q tem uma foto de senna na maca com sangue no rosto , mas se nao se emporta qro fazer uma correçao , nao é ayrton senna na foto e sim o piloto austriaco roland retzemberg , vc pod comparar da ceguinte forma o macaçao de senna tinha o pescoço branco e nao roxo como na foto aqui postada o roxo tinha no do pilito austriaco q tinha as cores da mtv na epoca , e outra coisa q na epoca logo depois do acident do austriaco a fia tomou tdos os cuidados p nao ter imagens dos acidentes principalment dos pilotos envolvidos , ai começaram a usar cobertores para evitar as cameras como vc pod ver na hora da retirada de senna do carro
e tmbm na epoca foram tomadas precausoes da fia e a familia para q nao foc tirada fotos no hospital,e ouve sim uma tentativa de um fotografo italiano de tirar fotos de senna no hospital, mas ele foi preso por q depois disso tentou oferecer as fotos para o reporter na epoca na globo roberto cabrine , e foi denunciado na mesma hora para a cegurança do hospital q o prendeu e destruiu tdo o proprio cabrine contou essa historia num especial recente , bom acho q é isso, minha intençao é de ajudar ,ok abrço e parabens plo blog ass. chrislei.vieira@hotmail.com

cleber vieira guimaraes disse...

Senna...,muitas alegrias vc me proporcionou,com voce eu sentia mais brasileiro, mas patriota, com voce nas manhas de domingo era tudo mais colorido,eu guardo otimas lembranças de voce tricampeão. Que Deus esta do seu lado.

Claudiano disse...

Tenho certeza que o Senhor Deus e Nosso Pai acolheu à todos.
O trabalho realizado pelos Momonas alegrava e alegra ainda hoje muitas pessoas.Não foi atoa que o Brasil chorou com amorte do grupo,Eu chorei.
E se uma minoria de FANÁTICOS,ainda vêem Deus como um severo um acusador,veja bem:
"NÃO CENSURES ANTES DE EXAMINAR;
REFLETE PRIMEIRO,DEPOIS RESPODE.
NÃO RESPONDAS ANTES DE TER OUVIDO;
E NÃO INTERROMPAS NO MEIO DA FALA.
NÃO QUESTIONES POR UMA COISA QUE NÃO TE DIZ RESPEITO;
E NÃO TE METAS NAS CONTENDAS DOS PECADORES."(Eclo11.7-9).
Poderia citar mais passagens Biblicas e mostrar o quanto Deus é Bondoso,Carioso e Amoroso.Mas para quem censura o trabalho dos Momonas que só trouxe alegria.Veja o que estar na Sagrada Escritura:
"Irmãos,não faleis maluns dos outros.Quem fala mal do irmão ou o julga,fala mal da Lei e a julga.E se julgas a Lei,não és observador da Lei masjuiz.Um só é o legislador e juiz,que pode salvar e perder.Mas tu,quem és,para julgardes teu proximo".
Ou "Não julgueis para não serdes julgado".
A PAZ DE JESUS.

Anônimo disse...

Pelo amor de DEus gente...Aquele na maca não é o Senna é o RATZBERGUER , se é assim que se escreve o nome dele...
Vamos colocar os oculos so um pouquinho por favor....
SE disserem então, que aquele que esta na maca é o Ulisses Guimarães todo mundo vai achar que é ?
Pela madrugadaaaaaaaaaaa

Anônimo disse...

O que não mata um homem, torna-o mais forte, o que mata um homem forte, torna- imortal.
Você é imortal Ayrton Senna, quem morreu no seu lugar foi a Fórmula 1
(prontofalei)

Anônimo disse...

VOCE ESTA LOUCO???? DEUS NÃO TEM NADA HAVER COM ISSO... APESAR DE TER SIDO UM EXCELENTE CORREDOR - E EU MESMO SOU UM FÃ DELE - AYRTON SABIA DO RISCO. ELE SABIA QUE COLOCAVA A VIDA EM RISCO.... DEUS NÃO QUER QUE FAÇAMOS ISSO!!(TIAGO1:13-15)

DEUS DEU O LIVRE HARBÍTRIO A TODOS. DEUS NÃO É CRUEL A PONTO DE TIRAR A VIDA DE ALGUEM PARA FAZER A FAMILIA SOFRER TANTO!!!

REVEJA SEUS CONCEITOS POR FAVOR

bela disse...

....Sem palavras, já disseram tudo...mas uma coisa, ele era bom demais, pra ficar entre nós, por Deus quis levá-lo, para perto de si...
sempre em nossas memorias.

Bianca disse...

Só de pensar que ayrton esta com deus , eu fico feliz !! ayrton esta la no ceu correndo com os anjos! sendo mais feliz ainda! eu gostaria de ter conecido ele ! já que nasci em 2001 , ouso muuuuuuito falar dele ! vejops os videos do youtube ! ele era até que bonitinho , mais um HERÓI só tem um e o nome dele é AYRTON SENNA DA SILVA! pra mim ele não esta morto pra mim ele esta correndo no ceu , e no coração não só dos brasileiros , como do mundo inteiro EU TE AMO AYTON SENNA ! UM HEROI BRASILEIRO!

renato oliveira disse...

essa foto do rosto de senna, é falsa, pois se tra ta do ''Roland Ratzenberger'' morto no mesmo GP de imola em 1994, porem um dia antes!

Anônimo disse...

Ayrton senna,simplesmente o maior idolo do brasil ! ! !

Anônimo disse...

ESSA FOTO COM SANGUE SAINDO NO NARIZ E BOCA É DO RATZEMBERGER, NÃO DO SENNA.

Anônimo disse...

Essa foto na maca é do piloto Austríaco Roland Ratzenberger.